Melhore sua Felicidade

Compartilhe:

Você já considerou a possibilidade de estar mais no controle total da sua mente, da sua vida e das suas emoções? Imagine como seria acreditar nisso e perceber que é verdade. Como isso afetaria seu nível de felicidade?

Muitas vezes, ouvimos as pessoas dizerem coisas como “Serei feliz quando…” ou “Não sou feliz por causa de x”, ou ainda “x tira minha felicidade”. Essas afirmações transferem a felicidade do controle da pessoa para algo externo, algo a ser alcançado ou desejado.

Provavelmente, você conhece pessoas que tentam mudar seu ambiente na busca pela felicidade – mudam de emprego, de cidade, de país, ou entram em novos relacionamentos. Mas a felicidade é realmente algo que pode ser encontrado?

E se a felicidade fosse apenas um estado de espírito? E se, ao invés de procurar a felicidade, você pudesse escolhê-la?

É exatamente isso que a Programação Neurolinguística (PNL) pode ajudar você a fazer.

Sua definição de felicidade é composta por todas as suas experiências, aprendizados, crenças, observações e identificações. Na PNL, chamamos isso de seu modelo de mundo. Também temos algumas pressuposições importantes, como a ideia de que tudo tem uma intenção positiva, que todos estamos fazendo o melhor com os recursos que temos disponíveis e que cada um é responsável por sua própria mente e, portanto, por suas crenças.

Suas crenças sobre felicidade e vida são as verdades atuais às quais você se apega. Algumas pessoas acreditam que a felicidade vem de fora. No entanto, a PNL, a psicologia positiva, vê a felicidade como um estado, não como uma identidade. Nós não somos felizes – estamos felizes.

Um estado é um humor ou emoção, composto por duas coisas: 1) os sentimentos que você sente dentro do seu corpo e 2) sua fisiologia e postura corporal. Quando você altera qualquer um desses aspectos, seu estado começa a mudar.

Quando você começar a usar a PNL para aumentar sua felicidade, você começará de dentro para fora. Você fará um esforço consciente para levantar a cabeça sorrir, relaxar os ombros, respirar profundamente e se movimentar, e também usará várias técnicas de PNL para mudar suas crenças, definições e conceitos sobre a felicidade.

Se você tem um “motivo” para sua felicidade não ser tão robusta quanto gostaria, terá acesso a muitas maneiras que finalmente eliminarão esses motivos. Afinal, você não é seu passado. Embora seu passado possa ter moldado seu presente, você tem a escolha sobre o que acontece a seguir, sobre como processa e reage ao passado.

Com a PNL, você pode criar mais felicidade em todos os aspectos da sua vida. E pode até escolher ser feliz sem motivo algum!

Gilberto Craidy Cury

Presidente da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL).